Ortomolecular na estética - Os benefícios do Silício

Sabia que o silício pode ajudar nas rugas e queda de cabelo? Veja os benefícios deste elemento no tratamento estético.


ORTOMOLECULAR NA ESTÉTICA - O BENEFÍCIO DO SILÍCIO
Por:  Cynthia Fracarola

"O silício é um elemento químico de símbolo Si. É o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, perfazendo mais de 28% de sua massa. Aparece na argilafeldspatogranitoquartzo e areia. O silício é o principal componente do vidrocimentocerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones, que são substâncias plásticas muitas vezes confundidas com o silício." (Retirado da wikpédia.)






SILÍCIO
A ação do silício é de ordem física, porque ela favorece a despolarização da membrana e a melhoria da respiração celular. Esta ação distingue-se nitidamente da ação hormonal de muitas outras substâncias "anti-envelhecimento". O primeiro papel do silício é o de limpar o organismo de todas as intoxicações.

APLICAÇÕES TERAPEUTICAS DO SILÍCIO
O silício age como protetor para as macromoléculas, como a elastina, o colagéno e os proteoglicanos, ele desempenha um papel importante no processo de reticulação das fibras de colagénio.
A taxa cutânea de silício, muito elevada, diminui com a idade devido à diminuição da assimilação intestinal, sendo responsável pelo envelhecimento cutâneo.O silício desempenha um papel importante na ossificação, através do favorecimento do processo de mineralização. Está também implicado no metabolismo celular.

A PELE
O silício é um elemento constituinte da pele e contribui também para a sua elasticidade. O silício está quimicamente ligado à molécula de queratina com o enxofre.
Numerosos estudos "in vitro" mostram o papel essencial do silício na formação dos tecidos conjuntivos. A pele contém 6,25% de silício.
A carência neste elemento, sobretudo a partir dos 40 anos, provoca a secura da pele e deste modo o aparecimento de rugas.
Ele é essencial para a síntese e manutenção das fibras de elastina e de colagénio nos tecidos conjuntivos.

UNHAS E CABELO
As unhas são estruturas complexas de proteínas que crescem em média 4 a 5mm por mês. Em caso de deficiência, a taxa de crescimento diminui. A desmineralização precoce das unhas precede geralmente as descalcificações ósseas que começam na mulher geralmente por volta dos 35 anos.
Unhas quebradiças, um dos primeiros sinais de um desequilíbrio em cálcio e de uma carência em silício, podem ser detectadas na maioria dos pacientes atingidos por doenças degenerativas (osteoporose, artrite ou aterosclerose).
Uma suplementação em silício reverte rapidamente a situação, em 2 a 3 semanas, melhorando esteticamente as unhas, aumentando a sua dureza, ou seja, tornando-as mais brilhantes e menos frágeis. Estudos soviéticos mostraram que uma terapia à base de silício era eficaz na regressão da queda dos cabelos e favorecia um novo crescimento. De notar que são os cabelos loiros os mais pobres em silício.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Logo ele será publicado.